VOLTAR

BLOG

29

OUT

2015

15 pontos sobre empresas, ideias e empreender.

Categorias:

  1. Ter um negócio precisa fazer parte de um sonho, de uma missão, mas também do espaço das privações. Não conheço nenhum negócio que deu certo e não teve investimento: de sábado, de domingo, de dinheiro, de coração, de esforço, de conhecimento, de inovação, de evolução.
  2. Depois de aberto o negócio não está pronto. Ele só começou. Portanto, o trabalho está no início, assim como os investimentos. Abrir as portas e esperar as pessoas chegarem é suicídio.
  3. “Desglamourise” o empreender. É duro, descabela e dá dor de cabeça.
  4. Toda ideia no início parece boa, única e diferente. A maioria não é. Essa onda do “faça acontecer, vá em frente, tire a ideia do papel” precisa vir acompanhada de consciência empreendedora. É uma multidão atirando dinheiro pela janela. Prefiro uma onda que incentive as pessoas a ter mais certeza se a sua ideia é realmente de ouro.
  5. Uma empresa precisa de diferencial. Na prática: ser melhor em algo diante do que já existe no mercado. Ah, isso não é inovar, isso é ter vantagem sobre o que existe. Inovar, de verdade, é outra coisa, que pouca gente faz, de fato.
  6. Se você quer empreender, não tem dinheiro e não está disposto a abrir mão de viagens, compras e da vida que leva, opere um milagre ou ache um investidor que acredite na sua ideia.
  7. Menos métodos e mais sentido: se você vai usar o modelo de plano de negócio A ou B ou fazer fazer um Canvas com mil cores de posts não importa. Preocupe-se menos em preencher o modelo de negócio para que fique bonito e mais em fazer as coisas terem sentido.
  8. Sucesso não pode ser o objetivo, aparecer e estar na moda do empreendedorismo também não. Empreender é duro, implica em mais renúncias do que prazeres.
  9. Feito é melhor que perfeito? Sim e não. Acho que os negócios e as ideias que nascem de qualquer jeito tem cada vez menos espaço. Tem muita coisa, muita marca, muitas pessoas, muitas informações, o seu negócio não pode errar na largada. Você tem produto bom, mas a identidade não conta a história? Você tem uma linda identidade e não entrega nada ou a operação tem mil falhas? Alinhe pelo menos o “entrego o que prometo” e “prometo o que entrego”. Preocupe-se mais com a entrega.
  10. Tenha uma missão. Não para pendurar na parede, mas para lembrar o porquê você está fazendo o que faz. Tem dias que é isso que te faz ir adiante, tem decisões que só recebem um “sim” porque tem algo maior te sustentando. Tem noites a dentro que valem a pena pelo que te move além do dinheiro.
  11. Ter vinte especializações e falar nove línguas ajuda, mas não te faz um bom empreendedor. O conhecimento está aí para quem quiser consumir, é a “tal era da informação”. Portanto, um super currículo não garante nada, muito menos que você vai dar certo como empreendedor. Ter sido um grande gerente ou diretor não te faz melhor em vários aspectos dentro do negócio “empreendedorismo”.
  12. Ter dinheiro para investir não é garantia de sucesso. Dinheiro não faz o seu negócio ter sentido ou torna bom um produto ruim. O que mais tem por aí são investidores, assim como startups que estatisticamente quebram por problemas societários (desajuste de valores entre os sócios) e inadequação as necessidades do mercado.
  13. Escolha pessoas pela essência, aprender a técnica tem se mostrado mais fácil do que ensinar as pessoas a ter empatia e humildade.
  14. Escolha viver do seu negócio. Parte da recompensa vem de ganhar dinheiro. Se o seu negócio não for a sua atividade principal, ainda assim precisa dar lucro. Parece óbvio? Não é, tem muitas pessoas que mantem negócios abertos pelo ego.
  15. E por fim, mas o mais importante: o seu negócio depende só de você. Ao contrário das empresas, onde temos o colega do lado para dividir os méritos e deméritos, na vida empreendedora se você fizer a roda girar ela anda, se ficar sentado na cadeira ela para e leva a oportunidade junto. É você, sua dedicação, seu senso de oportunidade e capacidade de fazer acontecer. Você é responsável por empreender o negócio que escolheu ter.

Patrícia Chiela

PARA ENTRAR EM CONTATO,

envie um e-mail para: patricia@patriciachiela.com.br

 

51 8192.4858

contato@patriciachiela.com.br

Porto Alegre, RS - Brasil