VOLTAR

BLOG

18

ABR

2016

Bons concorrentes ajudam o seu negócio.

Categorias:

O conceito de concorrência é antigo. O conceito de vencer a concorrência e a visão competitiva é muito presente no planejamento estratégico, na direção de marketing e na economia das organizações. Esse enfoque tem base na teoria de Adam Smith, de que cada empresa busca seus interesses pessoais às custas dos outros. O êxito de uma empresa pressupõe a perda de outro participante. Em 1996 surgiu um termo “coopetition”, trazendo o olhar de que as empresas podem competir e também cooperar. 

A cooperação tem por objetivo fazer com que o negócio e o segmento cresçam. Em resumo, ambos os comportamentos são desejáveis e não excludentes. Não é a eliminação da concorrência, mas uma nova forma de olhar o concorrente como parceiro de segmento, onde os concorrentes coexistem em alguns momentos diante de interesses mútuos. Se você é dono de uma loja de móveis, é de seu interesse que o segmento se solidifique, tenha mais recursos e força. E isso você consegue promovendo a união com outras empresas de móveis. Trazendo isso para a realidade das pequenas empresas, você agrega muito valor ao seu negócio e marca se “puxar a frente” de movimentos que acredita e encabeçar o relacionamento com empresas que oferecem o mesmo serviço que você a fim de promover o engrandecimento do segmento como um todo. Tem lugar para todos, todos ganham e você, como líder, soma ainda mais pontos com o seu cliente e reforça valor de marca. As pessoas enxergam com bons olhos esse tipo de iniciativa.

Entrando no papel que cada concorrente tem dentro de um segmento, vamos fazer um raciocínio: sempre que um concorrente novo entra no mercado ele interfere na percepção que as pessoas têm do segmento. Portanto, se ele for ruim, puxa o segmento para baixo. Se for bom, obriga os demais a elevarem a sua prestação de serviço ou acabarão tendo que fechar as portas.

A boa concorrência eleva o mercado, nivela e expectativa do consumidor e recompensa aqueles que se preocupam em oferecer o melhor. Sempre que um novo concorrente ruim entra no mercado, o inverso dessa lógica acontece. Uma empresa mais apelativa, com serviço de péssima qualidade ou que vende “gato por lebre” não é bom para ninguém. Muitas vezes, o consumidor passa um tempo comprando gato, deixando de comprar de você, até entender que aquilo era lebre. Percebe? E nesse meio do caminho, o seu esforço em ter que provar o valor e a qualidade do que você entrega, muitas vezes a um preço maior, é hercúleo e talvez não efetivo. Queira ter bons concorrentes ao lado. Maus concorrentes prejudicam o segmento, deturpam o seu valor. Busque estar próximo para que o segmento todo ganhe e prospere. O conceito de concorrência mudou, tem lugar para todos e quem decide quem fica no jogo é o consumidor e não você. "Vencer o adversário" não é mais o verdadeiro desafio.

 

 

PARA ENTRAR EM CONTATO,

envie um e-mail para: patricia@patriciachiela.com.br

 

51 8192.4858

contato@patriciachiela.com.br

Porto Alegre, RS - Brasil