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10

MAI

2017

O que observo nos meus clientes com perfil empreendedor e negócios que deram certo.

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Uma reflexão sobre os 10 pontos em comum de quem me mostram na prática como funciona ser dono de um negócio.

1 –> Eles estão centrados nos seus prospects e clientes, sempre, desde o início quando o negócio era uma ideia. Conhecem, sabem o que as pessoas querem. Na prática eles apenas estão atentos aos seu clientes, conversam, tem proximidade.

Eles estão com os olhos no “como”, no fato de que as ideias, sejam simples ou complexas, precisam ser executadas. E a forma é determinante. Vendendo produto ou serviço, eles entendem que o que faz as pessoas comprarem é a experiência.

3 –> Eles não descansam e isso não tem nada de poesia. Mesmo gostando muito do que fazem, empreender é entender que vão ter períodos em que a sua vida é prioritariamente ser dono de um negócio. E mesmo nos períodos em que o negócio já anda sozinho, uma pessoa com comportamento empreendedor nunca deixa de pensar na sua empresa. Tem ideias no sábado, no domingo, respira essencialmente o que faz. Não tem outro jeito e precisa ser uma escolha que cabe na vida.

4 –> Eles não começaram com as condições ideias. Precisaram que o negócio desse certo e essa necessidade faz com que não se possa postergar coisas, tenha que se fazer, errar e aprender. Mas acima de tudo, fazer. Água na bunda é o melhor ingrediente.

5 –> Eles entendem no que são bons, no que podem ser bons e no que nunca serão competentes. Isso permite que se delegue e contrate as pessoas certas para os lugares certos e se potencialize as habilidades.

6 –> Eles enxergam o próximo passo. Mais do que ter um planejamento complexo, que muitas vezes mais atrapalha do que ajuda uma empresa, eles sabem de onde vem os próximos resultados e qual é o próximo degrau que precisa ser conquistado.

7 –> Eles tem, sim, aquela coisa que ninguém explica e alguns chamam de propósito. Na prática, tem alguma coisa maior que torna o dinheiro uma consequência. E não tem outro jeito para aguentar o tranco de uma vida empreendedora.

8 –> Eles não ficam na janela vendo a vida passar. Sempre tem alguma coisa para ser feita, não gostam de mar calmo.

9 –> Eles cuidam da empresa, investem e dominam os números do seu negócio. O que tem relação direta com querer construir algo a longo prazo. 

10 –> Eles, sem exceção, tem olhos no futuro e pés no presente. Enxergam lá na frente, dominam o seu segmento, entendem as tendências e é isso que faz com que eles criem demandas novas mesmo quando não existem oportunidades tão claras. Isso dá a capacidade de antecipar vontades que as pessoas/clientes nem sabem que tem.

 

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