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21

FEV

2016

Você conhece o valor do seu negócio?

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O desafio de todo negócio nos dias de hoje passa por gerar constantemente valor e surpreender o cliente. Mais do que isso, o desafio é fazer com que o cliente perceba o diferencial, lembre no que você é bom, aquilo que te faz único. E isso só é possível se a sua empresa conseguir gerar e transferir esse valor para as pessoas. Dessa forma, diferenciais competitivos somente tem valor, quando o mercado consumidor percebe estas vantagens. E isso só acontece se você não perder o seu consumidor de vista. O que é valor para ele pode não ser valor para você e vice-versa. Um produto ou oferta alcança êxito quando proporciona valor e satisfação ao comprador-alvo.

Valor: a razão entre o que o cliente recebe e o que ele dá. O cliente recebe benefícios e assume custos. Os benefícios incluem benefícios funcionais e emocionais. Os custos são monetários, de tempo, de energia e psicológicos.

Diferencial competitivo são os atributos que tornam a empresa única e superior aos seus principais concorrentes. Tratam-se das vantagens e benefícios exclusivos que a empresa proporciona aos clientes e que a concorrência ainda não conseguiu oferecer.

Com relação a isso, vale destacar alguns pontos:

  • Os métodos para obter a diferenciação são vários, sendo alguns deles: projeto ou imagem da marca, tecnologia, peculiaridades, serviços sob encomenda ou rede de fornecedores.
  • A diferenciação pode proporcionar isolamento contra os concorrentes devido à lealdade dos consumidores com relação à marca, como também à menor sensibilidade a preço. 
  • A diferenciação também permite margens maiores.

Ativos como a comunicação e o atendimento precisam funcionar e tornar a sua promessa atrativa. E só existe uma forma de isso acontecer: escute o cliente, converse, perceba, esteja perto, vá assistir uma compra, observe o que tem feito as pessoas comprarem ou deixarem de comprar na sua empresa. Essas são respostas que todo empreendedor precisa ter na ponta da língua.

 

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